Ainda em fase BETA 0.1 o GLOBAL TWITTER Q realizou dia 5 de Agosto a sua primeira entrevista. Fernando Firmino investigador brasileiro foi o convidado que durante cerca de 20 minutos respondeu a perguntas oriundas de diversos utilizadores do twitter.
A plataforma cujo nome de código é GLOBAL TWITTER Q, é um “tudo em um” isto porque num só local reúne live streaming vide do entrevistado que vai respondendo a perguntas pré-enviadas para a conta @globaltq, mas não só. Durante a entrevista os utilizadores da plataforma podem sem sair da mesma página enviar questões ou opiniões publicando através da sua conta no twitter na própria página onde assistem às respostas em vídeo, às perguntas e ao debate.
Para que tal seja possível há a reunião num só espaço de diversos serviços e plataformas que permitem a versatilidade do “tudo em um”. Como o estado BETA 0.1 deixa antever ainda há muito trabalho a fazer nomeadamente na integração com o twitter, no entanto a primeira experiência pode-se considerar um sucesso. O vídeo potenciado pela livestreaming funcionou com qualidade aceitável de imagem e de som sem falhas ficando de imediato disponível para arquivo. A dinâmica da entrevista e da moderação decorreu sem incidentes e sem complicações. E mesmo o numero de pessoas a assistir em directo superou as expectativas, 17 pessoas para primeira entrevista em tempo de férias foi bastante positivo.
No final da entrevista pedi ao Fernando Firmino um pequeno feedback enquanto entrevistado da plataforma e da mecanica de funcionamento:
«Hoje participei de uma experiência interessante (GLOBAL TWITTER) unido o Twitter e LiveStream à convite do João Simão do Comunicamos e professor e pesquisador em Ciências da Comunicação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal. A experiência aconteceu da seguinte forma: as pessoas enviavam via Twitter as perguntas e eu respondia ao vivo em streaming. Foram em torno de 20 minutos respondendo sobre jornalismo móvel. Como a plataforma estava em beta seguem algumas considerações.
1.Utilizei a nova aplicação de stream chamada TwitCam da LiveStream lançada recentemente e que está integrada ao Twitter. Você entra com seu login e senha do Twitter no TwitCam, aciona a webcam e começa a transmitir instantaneamente e a gravação ficar armazenada em seguida para embed em blogs e sites.
2. A plataforma Global Twitter do Comunicamos reunia no mesmo ambiente a transmissão e as perguntas formuladas via Twitter.
3. A principal limitação de uma transmissão como está no fato de que outras pessoas não podem participar ao vivo e simultaneamente fazendo questões além do uso do Twitter. Outro problema identificado é a baixa resolução da tela quando ampliada, cheia. Em alguns momentos há um certo delay, mas nada comprometedor do acompanhamento.
A experiência valeu a pena pela facilidade e porque a ferramenta demonstrou estabilidade na transmissão com um áudio muito bom e sem queda e a flexibilidade de você conectar tudo pelo Twitter lançando, inclusive e automaticamente, o link para seus seguidores.» in Jornalismo Móvel
GLOBAL TWITTER Q
http://www.comunicamos.org/globaltwitterQ/
SOBRE
O GLOBAL TWITTER Q é uma plataforma que integra diferentes serviços criando um local único para assistir a e participar em entrevistas globais usando o twitter como plataforma colaborativas de interacção. Aqui o utilizador desde que possua uma conta no twitter poderá assistir ao live streaming (vídeo) das respostas, pode assistir ao debate criado através da hashtag e ainda sem sair da página inserir tweets participando com perguntas ou no debate.
Ao contrário de outras plataformas esta integra todas as vertentes procurando facilitar a interacção entre o entrevistado e a comunidade que pretende participar na entrevista colectiva, que pela abertura, é global, livre e dinâmica.
O GLOBAL TWITTER Q ainda está em versão BETA 0.1, isto significa que muitas coisas terão de ser aperfeiçoadas e muita tecnologia ainda terá de ser desenvolvida para um funcionamento mais eficaz. Fica no entanto e para já a ideia que está aberta à participação de todos no desenvolvimento da mesma desde as simples sugestões ao desenvolvimento de novas ferramentas e aplicações.
http://www.comunicamos.org/globaltwitterQ/sobre.html
COMO COLOCAR UMA QUESTÃO
O GLOBAL TWITTER Q ainda está em versão BETA 0.1, isto significa que muitas coisas terão de ser aperfeiçoadas entre as quais as gestão das perguntas. Ao longo da semana as perguntas deverão ser enviadas via reply para @globaltq serão registadas e serão as primeiras a ser colocadas.
Ao longo da entrevista a hashtag dedicada a cada entrevista servirá para debate e comentário mas também para ir colocando novas perguntas as quais devem ser identificadas começando o tweet pela palavra PERGUNTA: escrita em caixa alta (maiúsculas). Estas perguntas serão geridas pelo entrevistado e pelo moderador podendo não ser todas respondidas em directo por uma gestão de tempo e do número de questões.
As questões que não forem respondidas serão posteriormente por escrito.